quinta-feira, 20 de agosto de 2009

21---Postagem Livre de um pobre abandonado.

Como fiquei aqui sozinho no hotel e os malucos foram passear, vou aqui fazer uma postagem livre pra dizer que a vigem está muito além das espectativas. Nunca fui de sair em grupo e nestes 35 anos de motociclismo alimentei a crença de que o número ideal é dois. Vejo agora que é perfeitamente possível ter um passeio prazeiroso com as pessoas certas, e estes companheiros são nota 10! Nenhuma desavença, nenhum entrevero. Aprende-se a viver em grupo e conviver com as diferenças. Temos conversado muito, entre nós e com pessoas que nos abordam e que são por nós abordadas.
Do roteiro, posso dizer que tem ainda muito que ser visto, e a busca às pegadas de Lampião continua. Estivemos onde ele nasceu, onde passou parte da infância com uma tia, onde lutou e onde morreu. Ouvimos velhos moradores das localidades, inclusive um tenente João Lira, que participou da caçada ao cangaceiro em terras baianas e pernambucanas, que dissertou por 3 horas sobre o nosso "herói", demonstrando uma lucidez invejável pra alguem de 96 anos. Vimos vários museus regionais, e alguns temáticos sobre o cangaço. Tentei contactar Anildomá Willians, presidente da Sociedade Brasileira para o Estudo do Cangaço em Serra Talhada. Domá, como é conhecido por aqui, assim como Kildemir Dantas, de Mossoró, foram meus incentivadores e fonte de inspiração pra este projeto ainda não concluído. Pude ver a dedicação de Domá em preservar objetos, fotos e toda sorte de bugingangas de época em um museu espetacular em Serra Talhada, onde comprei seu mais novo livro Lampião, nem herói nem bandido. Fomos ao local do nascimento, preservado tambem por Domá e o Carlinhos, que toma conta do local. Enfim, se pros meus companheiros a viagem temática terminou, pra mim ela apenas começou e pretendo voltar logo.
Cabe aqui um registro ainda, com respeito ao nosso amigo Geraldo de Franca, que emprestou sua DR800 pro Hall prosseguir a viagem quando teve sua moto quebrada em Patrocínio de Minas. Este cara demonstrou total desapego e muita amizade, e se eu era seu fã, agora virei admirador eternamente grato. GeraRdo, você não existe!!!!!!!!!!!!
Amanhã posto as fotos.

4 comentários:

  1. Ótimas narrativas e pelo que lí foi ótima a viagem!
    Curtam os km que faltam e venham com as fotos e os causos pra que agente possa jantar um dia destes.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Clóvis, vê se coloca esta fotos logo mano, to esperando !!!

    Abraços,

    Emerson Matsuo

    ResponderExcluir
  3. Clóvão, tenho acompanhado toda a trajetória de vocês por esta bela viagem temática, você como sempre nos surpreende demonstrando que há muito o que conhecer e aprender pelo Brasil antes de se aventurar pelo exterior. Estão todos de parabéns pela grande aventura nordestina, regressem em paz mas antes: mande logo as fotos caramba !!! E passe por Brasília cacete !!! rsrsrsrsrs
    Absssss,
    Alex

    ResponderExcluir